fbpx

Tratamento para Presbiopia.

O cristalino é a lente natural presente dentro do olho e é responsável por transmitir e focalizar a luz para a retina. Por volta dos 40 anos o paciente percebe uma dificuldade em observar os objetos para perto.

O paciente então passa de uns simples óculos para longe para os famosos bifocais e multifocais.

Mas a perda da acomodação para perto, ou seja, a dificuldade do paciente em focar os objetos para perto constituem as primeiras alterações do cristalino disfuncional. Com o passar do tempo o paciente começa ter diminuição da visão pelas opacidades no cristalino assim caracterizando como a catarata.

Nosso grupo Haddad et al. Publicou na Revista Brasileira de Oftalmologia atualmente denominada de Síndrome da Disfunção da Lenticular (Disfunctional Lens Syndrome), graduada nos Estágios 1 ao 5.

Leia na integra esse artigo escrito por um grupo de especialistas, juntamente com o Dr. Jorge Haddad.

Síndrome da Disfunção da Lente (Disfunctional Lens Syndrome)

Em nosso sistema de estadiamento proposto para disfunção lenticular, o primeiro estágio é caracterizado pela perda inicial de acomodação. Normalmente, nesta fase inicial, o paciente necessita de uma adição nos óculos de até +2,25 D.

No segundo estágio, há uma acentuada perda progressiva de acomodação, sendo necessária uma adição de mais de +2,50 D.

No terceiro estágio, observa-se o aparecimento de uma leve catarata, com perda de transparência do cristalino, causando perda de visão qualidade.

Por fim, no quinto e último estágio, observa-se catarata moderada, com perda visual significativa.

Conheça nosso conteúdo no YouTube sobre o tema Presbiopia.

Agende sua consulta aqui